Foi chamado para uma ENTREVISTA DE EMPREGO? Faça essa atividade!

Foi chamado para uma ENTREVISTA DE EMPREGO? Faça essa atividade!

“Fiz a atividade da linha do tempo e estou treinando todos os dias, me sinto bem mais preparada para a entrevista…”

“Gostei daquela atividade da linha do tempo, me ajudou muito….”

“Quero te mostrar como ficou a minha linha do tempo, acho que estou pronto para próxima entrevista, mas quero que você veja…”

 

 

Esses são alguns dos depoimentos e mensagens que recebi de clientes da Eu Empregadíssimo depois de aprenderem a fazer a atividade da Linha do Tempo.

Há muito tempo, no começo da minha carreira em RH, aprendi essa atividade com uma grande amiga, dona de uma das maiores consultorias de Recursos Humanos e Outplacement de São Paulo. Naquela época eu achava que era uma atividade comum, tão conhecida e popular quanto o próprio currículo… Somente agora, depois de começar a atender profissionais em busca de recolocação e a fazer junto com eles essa atividade é que percebi que ela não é assim tão “popular” como eu imaginava e vem ajudando muito nossos clientes a irem mais preparados para as entrevistas de emprego e garantirem suas vagas.

E justamente por perceber que essa não é uma atividade tão comum e que vem ajudando muita gente é que resolvi escrever esse artigo com o
objetivo de te ajudar e te preparar ainda mais para sua próxima entrevista de emprego.

 

Vamos lá?

 

1 – Mas o que é a atividade da linha do tempo?

Costumo dizer que a atividade da Linha do Tempo é um processo de regressão consciente. O objetivo é resgatar na sua memória toda sua trajetória profissional, todas as suas conquistas, vitórias, aprendizados, atividades, evolução, resultados, enfim, tudo aquilo que você viveu e que te trouxe até onde você está hoje!

Mesmo que você não esteja vivendo um momento tão bom agora, durante essa atividade vai perceber quanta coisa boa você já fez durante a sua trajetória profissional, o quanto cresceu, se desenvolveu, aprendeu, quantas pessoas e empresas você já ajudou e quantos resultados já gerou. E sim, vai perceber que você é bom o suficiente e merecedor de uma nova oportunidade no mercado de trabalho nesse exato momento.

Então respire fundo e foco na ação!

 

2 – Como fazer a atividade?

– O primeiro passo para começar essa atividade é ter um objetivo profissional bem definido, isso é fator determinante para que essa atividade tenha a eficácia que você precisa.

– Depois de ter clareza de qual é o seu objetivo profissional, você deverá reservar um horário em que esteja tranquilo, de preferência em um ambiente silencioso e sem interrupções. Você vai passar por um processo de regressão e vai precisar se concentrar.

  • Pegue papel e caneta e comece a escrever em tópicos, da mais recente para a mais antiga, todas as empresas em que você já trabalhou; 
  • Abaixo de cada tópico – em tópicos secundários – escreva todos os cargos que você já ocupou em cada uma das empresas; 
  • Abaixo de cada tópico secundário, descreva com maior nível de detalhes possível quais as atividades que você realizava nesses cargos; alcançou em cada um dos cargos e empresas em que trabalhou.
  • Por último, abaixo das atividades, descreva todos os resultados que você gerou, ou seja, as efetivas contribuições que seu trabalho trouxe.

 

Não tenha pressa! Faça a atividade com calma descrevendo em detalhes cada uma das etapas que você viveu, permita-se sentir novamente a
sensação de cada vitória, conquista e evolução que você obteve. 

Após terminar a atividade, pense no seu objetivo profissional atual. Então, releia o que você escreveu, dessa vez destacando tudo que tem
maior relevância para seu objetivo profissional atual.

Por exemplo: Durante minha trajetória profissional atuei em diversas frentes na área de Recursos Humanos, trabalhei com recrutamento e seleção, benefícios, departamento pessoal, remuneração, treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Se meu objetivo fosse ser uma Analista de Treinamento e Desenvolvimento destacaria na minha linha do tempo todas as atividades e conquistas relacionadas a esse tema. É isso que você quer que o recrutador saiba que você já fez! 

 

3 – O Segredo é o Treino!

Depois de destacar na sua linha do tempo tudo aquilo que tem maior relevância para seu objetivo profissional atual, transforme isso em uma história. Essa será a história que você vai contar para o recrutador quando ele te perguntar: “Me fale sobre sua trajetória profissional”.

Mas antes disso treine contar essa história, treine muitas e muitas vezes na frente do espelho, grave um vídeo contando essa história, assista e grave novamente.

Treine, treine e treine!

Destaque através do seu tom de voz os resultados que você conquistou, os desafios que você superou e como utilizou suas principais competências para alcançar cada uma das suas conquistas. Demonstre segurança e entusiasmo ao contar a sua história. Você vai se sentir mais confiante na hora da entrevista, pois estará mais preparado.

Esse exercício vai te dar mais segurança, autoconfiança e também vai te ajudar a driblar o nervosismo no momento da entrevista de emprego. Você vai conseguir demonstrar tudo isso para o recrutador, pois vai se sentir assim depois de relembrar todos os desafios que já viveu e tudo o que você já superou para chegar aonde chegou. E se você está onde está, é porque merece e está pronto para uma nova oportunidade!

Então comece a se preparar agora para o próximo passo da sua carreira!

Boa sorte!

 

Fernanda Gomes – Co-fundadora da Eu Empregadíssimo

 

Leia também:

3 Dicas Valiosas para sua Entrevista de Emprego

Como fazer conexões estratégicas no Linkedin?

Prepare-se: você vai precisar de um VÍDEO-CURRÍCULO