COMO CONSEGUIR UM EMPREGO DEPOIS DE FORMADO?

COMO CONSEGUIR UM EMPREGO DEPOIS DE FORMADO?

Foram anos dedicados à universidade, anos de desafios, superação, trabalhos, provas, estudos, estágios, e agora com diploma nas mãos vem a dúvida: como conseguir um trabalho formal depois da faculdade?

Como se isso já não fosse um grande desafio, o jovem ainda ouve muitas frases nada motivadoras como, “o mercado de trabalho está muito difícil”, “tem muita gente com muita experiência aceitando um salário baixo só para ter um emprego”, “jovem e sem experiência, vai ser difícil conseguir um emprego”.

O fato é que muitas empresas valorizam e procuram por esse perfil profissional, jovem, recém-formado, com pouca experiência, cheio de garra e energia para começar a trabalhar, então não perca as esperanças, tenha foco, determinação e continue firme no seu objetivo.

Seguem algumas estratégias que não podem faltar na sua procura por um primeiro emprego depois de formado.

1 – Tenha foco

Você já passou pelo período do estágio, já tem uma percepção das atividades que mais tem a ver com você. Ao estabelecer um foco profissional dê preferencia para as atividades que acredita ter mais afinidade, defina o cargo do seu interesse, mas lembre-se você está começando, então deve definir por cargos iniciais na área, exemplo: Analista Jr., Especialista Jr., Assistente, entre outros.

Definido o cargo, pesquise no Linkedin o que os profissionais daquele cargo possuem em termos de formação e conhecimentos, faça uma comparação com o que você já tem e o que precisa desenvolver claro, você ainda está começando e precisa de  tempo para aperfeiçoar muitas coisas, mas tratando-se de conhecimentos técnicos como excel ou inglês, por exemplo, já é possível começar a estudar e ampliar seus conhecimentos.

2 – Elabore um currículo

Definido o cargo que você quer trabalhar, escreva o seu currículo destacando suas principais habilidades, conhecimento e se tiver, experiências nas atividades daquele cargo. Faça um bom resumo destacando o que você sabe fazer, não precisa ser exatamente o que você já fez, mas aquilo que você conhece e aprendeu na faculdade ou em algum estágio.

Outra opção para colocar o seu currículo em destaque é incluir os campos “Atividades Acadêmicas” e “Trabalhos Voluntários”.

3 – Crie um perfil no Linkedin

Ter um perfil no Linkedin é essencial para todo profissional, essa é a maior rede profissional do mundo e a maior parte das empresas buscam profissionais utilizando essa ferramenta.

Além de ter anúncios de vagas onde você pode se cadastrar, esta é uma importante ferramenta de networking. Você acabou de se formar e conviveu durante muitos anos com outros profissionais da área, colegas de classe, professores e pessoas que trabalharam com você no seu estágio.

Faça conexão com todas essas pessoas, deixe claro que você está buscando uma oportunidade e não tenha medo de pedir indicações, mas mantenha contato com elas, networking é uma troca, você precisa estar disponível e manter contato mesmo quando não está buscando uma indicação.

4 – Inscreva-se em Programas de Trainee

Este tipo de programa seleciona recém-formados para trabalharem e desenvolverem projetos dentro das empresas. As chances de ser contratado após o término do programa são grandes!

Selecione as empresas que você tem interesse em trabalhar, muitas delas podem ter um Programa de Trainee, acompanhe-as no site e nas redes sociais e fique de olho quando elas abrirão as inscrições.

5 – Faça cursos de especialização

Você pode pensar em realizar cursos de especialização na área em que acabou de se formar, pois além de se especializar ainda mais na sua área e com isso ampliar suas chances de conseguir uma oportunidade, você aumenta a sua rede de networking.

Agora, a estratégia mais importante é que tenha pensamentos positivos, determinação e persistência. Afinal, você não dedicou anos na sua formação para desistir antes de começar, não é mesmo? Pense nisso e boa sorte!